NANODISPOSITIVOS E NANOSENSORES

Galeria de Projetos

Saúde

“Palmilha aquecida”: conforto e proteção térmica em calçados ou luvas para condições especiais

frigorifico

O projeto objetiva desenvolver um dispositivo aquecedor utilizando um material condutor fino e flexível (“palmilha aquecida”) baseado em nanofitas de grafite/grafeno de múltiplas camadas, que têm alta condutividade e alta razão de aspecto (comprimento/espessura). Como a espessura das nanofitas está na faixa de dezenas de nanometros e comprimento na faixa de dezenas de microns, elas se tornam ideais para formação de filmes condutores finos e flexíveis do tipo papel (buckypaper) para aquecimento local em sapatos ou luvas utilizando pilhas ou baterias recarregáveis (1,5 V) como fontes de energia.

A espessura deste papel é perto de 0,1 mm. Está sendo desenvolvido um processo para fabricação de filme contínuo. As nanofitas são fabricadas pela empresa Nacional de Grafite Ltda. a partir de grafite natural, sendo resultado de outro projeto realizado em colaboração com CCSNano.

O principal benefício para o usuário deste produto é o conforto e proteção térmica necessária para condições especiais de trabalho, principalmente em frigoríficos, ou para pessoas com dificuldade de circulação como diabéticos. O aquecimento do filme condutor será realizado pela corrente elétrica (efeito Joule), com potência utilizada ultra-baixa, entre 0,2 e 0,5 W.

No projeto, será criado um novo material compósito condutor e altamente flexível, leve, lavável, com alto valor agregado, produzido a partir de uma matéria prima nacional abundante e barata. O produto poderá ser vendido em mercados nacional e internacional.


Voltar