Publicações

Workshop Sibratec-SisNano estrutura redes de Centros de Inovação

Com o objetivo de organizar duas redes de Centros de Inovação em nanotecnologia no âmbito do Sistema Brasileiro de Tecnologia – Sibratec, estruturada por laboratórios pertencentes ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia – SisNano, do MCTI, coordenadores dos laboratórios e representantes de instituições de pesquisa e de financiamento envolvidos reuniram-se em Workshop no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN, em Belo Horizonte (MG).

O evento aconteceu nos dias 06 e 07 de agosto de 2015, com a presença de mais de 40 participantes, tendo o apoio e representação da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep, vinculada à UFMG e responsável pela implementação e gestão administrativo-financeira das redes, da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep e da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

As redes da Sibratec-SisNano organizadas neste workshop foram as de Centros de Inovação em Nanodispositivos e Nanosensores e de Nanomateriais e Nanocompósitos, que têm, respectivamente, a seguinte composição:

 Nanodispositivos e Nanosensores
Labnano-CBPF
CCS-Unicamp
Embrapa-LNNA
LabDIS-PUC/RJ
LabEngNano-Coppe/UFRJ
NAPNN-USP
LarNano-UFPE
CCDPN-Unesp
LNNano-CNPEM
LANano-UFMG 

 

 

Nanomateriais e Nanocompósitos
CCS-Unicamp
LQN-CDTN
Embrapa-LNNA
Nanobioss-Unicamp
IBMP-UFPR
LIN-Ipen
LPP-IPT
Cenano-INT
CLN-UFABC
Central Analítica – UFC
LabEngNano-Coppe/UFRJ
Cetene
NAPNN-USP
LCE-UFSCar
LCNano-UFPR
LCP-UFV
LNNano-CNPEM
LINDEN-UFSC
LANano-UFMG

workshop sibratecAbertura do Workshop Sibratec-SisNano no CDTN

 

A Nanotecnologia no CDTN
O CDTN, em nanotecnologia, destaca-se na área de manipulação química de nanotubos de carbono e grafenos, em pesquisas em materiais nanoestruturados para bioaplicações e em filmes finos, superfícies e interfaces de materiais magnéticos nanoestruturados. Hoje, a participação deste Centro no SisNano está limitada à área de manipulação química de nanoestruturas de carbono e grafenos, mas deve ser ampliada muito em breve.

O evento representou uma ótima oportunidade de divulgação das competências e infraestruturas diferenciadas deste Centro em nanotecnologia, bem como resultou na antecipação da discussão interna sobre a ampliação da participação institucional do CDTN no SisNano.

workshop sibratec 02

Participantes do Workshop Sibratec-SisNano

workshop sibratec 03

 Workshop Sibratec-SisNano

Fonte: http://www.cdtn.br/ultimas-noticias/113-areas-de-atuacao/222-workshop-sibratec-sisnano-estrutura-redes-de-centros-de-inovacao


Voltar

Categorias

Veja também

Resultados dos enquadramentos – ciclo 04/2018

Confira a listagem dos projetos enquadrados no ciclo 04/2018. No dia 05/03/2018 serão divulgação os resultados e as informações sobre…

Leia mais

Projeto “Viva Flora”

Viva Flora: solução nanotecnológica amplia a produtividade e o tempo de vitrine de flores e plantas O projeto propõe o…

Leia mais

Oportunidade – Programa para Concessão de Bônus Tecnológico e Bolsas para Inovação em Manufatura Avançada

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações…

Leia mais