SibratecNano

Agronegócio

“Viva Flora”: Desenvolvimento de solução nanotecnológica para o aumento da produtividade e tempo de prateleira de flores e plantas ornamentais.


O projeto tem como objetivo propor o desenvolvimento do produto “Viva Flora”, aditivo antimicrobiano líquido nanoestruturado. O produto possui nutrientes necessários ao crescimento da planta e também nanopartículas de prata produzidas com um composto extraído da folha da amendoeira.
O Viva Flora tem a função de proteger a planta contra patógenos específicos das plantas, seja no cultivo ou pós-colheita de plantas de corte ou no vaso em plantas ornamentais. O efeito antimicrobiano da prata combinada com o tanino combate microrganismos nocivos, visando melhorar a qualidade e durabilidade das plantas.

O uso de nanopartículas de prata aplicado em flores e plantas ornamentais já foi estudado e estima aumentar a vida útil de plantas pós corte em até 30%.

O Viva Flora, por ser nanoestruturado e possuir um agente antimicrobiano natural obtido a partir da folha da amendoeira, diminui o uso dos convencionais defensivos agrícolas ou agroquímicos, bem como a formação de microrganismos super-resistentes presente nos cultivos de hoje. Neste contexto, tem-se como objetivos específicos estender a vida de prateleira de flores e plantas ornamentais pós-colheita, aumentar a produtividade, diminuir o desperdício de plantas não conformes, desenvolver o mercado nacional e estimular exportações, além de agregar valor e qualidade ao setor produtivo e fortalecer o posicionamento da TNS como referência em nanotecnologia.

O mercado de flores e plantas ornamentais organiza-se em milhares de pequenos produtores distribuídos em cooperativas e associações. Mesmo em 2015, considerado um ano de recessão, o setor movimentou R$ 6 bilhões, empregou mais de 200 mil brasileiros e cresceu mais de 8% em 2016. Apenas na última década este segmento despontou como um campo promissor da economia nacional, registrando, desde 2006, altas de 5% a 8% em volume e de 4% a 7% em valor, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Atualmente, nosso país se destaca na produção, com mais de 10 mil hectares de área de floricultura e cerca de 8200 produtores cadastrados no Ibraflor. Um dos principais motivos para o setor crescer dessa forma está na profissionalização do setor, no acesso a tecnologias mais avançadas de cultivo e conservação e a uma série de outras medidas que conseguiram tornar o preço ao consumidor final mais acessível.

O mercado é, portanto, bastante promissor e Viva Flora contribuirá com o acesso dos produtores a uma diferente e eficiente tecnologia de conservação no cultivo e pós-colheita. Além disso, proporcionará maior durabilidade de flores e plantas ornamentais na casa dos consumidores, nas vitrines das floriculturas e no portfólio de decoradores.

Parceiros

  • TNS Nanotecnologia
  • LINDEN/UFSC

Gabriel F. Nunes – TNS

Dachamir Hotza – LINDEN/UFSC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin