SibratecNano

Informações Gerais

Informações iniciais para submissão de projetos – comece por aqui

Etapas do Processo

A avaliação de projetos é realizada em duas etapas: enquadramento e avaliação. Na etapa de enquadramento, são validados todos os documentos submetidos, bem como sua adesão aos formatos exigidos e regras adotadas para alocação de recursos. A fase de enquadramento tratará ainda dos itens eliminatórios: a qualidade do orçamento, o nível de maturidade tecnológica (TRL) da proposta e a adesão da proposta à temática da rede. Apenas as empresas que tiverem seus projetos enquadrados e aprovados seguirão para a próxima fase. A 2ª fase consiste na avaliação da proposta pelos Núcleos de Coordenação específicos. Após ser submetido ao Núcleo de Coordenação da Rede desejada, o projeto de inovação será analisado quanto aos aspectos técnico, jurídico e financeiro. Confira aqui um passo a passo de como submeter o seu projeto. Leia também o nosso FAQ,

 

Critérios de Avaliação 

 São considerados durante a avaliação diversos critérios que estão descritos no Manual de Operações da rede e nas páginas de submissão das redes de Nanodispositivos e Nanossensores e de Nanomateriais e Nanocompósitos. Porém é importante destacar dentre eles três critérios importantes que são a causa comum da reprovação de muitos projetos: a relevância das características nano, a adequação do orçamento e o nível de maturidade tecnológica do projeto.
 
 
  • Relevância das Características Nano

É essencial que os projetos demonstrem a necessidade das estruturas em escala nano. Não basta ter nano no dispositivo/material, suas características físico/químicas precisam conferir novas propriedades aos sistemas que as incorporam. Baseado nesta observação, a avaliação pautará da relevância e impacto da estrutura nano.
 
  • Adequação do Orçamento

São avaliadas se os valores alocados para as despesas com pessoal, bens de consumo, passagens, diárias, e serviços estão razoáveis e bem justificados à luz da proposta. Inadequações que acarretarem cortes superiores a 30% do valor global da proposta implicarão na eliminação para proposta. O valor de serviços não deve ultrapassar 30% do orçamento. O recurso financeiro do SibratecNano e da empresa parceira é para uso exclusivo do laboratório SisNANO credenciado, sendo vetado qualquer subsídio à empresa (bolsas, insumos, contratação de PJ, etc.).
 
  • Nível de Maturidade Tecnológica

As redes SibratecNano visam fomentar exclusivamente projetos que no momento da submissão estejam entre TRL 4 e 6. Exceções para TRL 3 e 7 podem ser avaliadas neste momento deste que justificadas e circunstanciadas. Será analisado o TRL considerando, principalmente, o objeto definido da proposta (entregável), seja ele produto ou processo. Clique aqui e veja a tabela sobre o nível de maturidade tecnológica dos projetos apoiados pelo SibratecNano.